Inspiração X Técnica

Imagine a cena:

-Roberto! Quero que você prepare um novo layout da nossa empresa para ser mostrado na reunião da diretoria hoje, às 15h. Não economize da criatividade. Faça algo brilhante, o melhor que você já fez.

-Mas, doutor Bastos… agora são 10h, e… eu não sei se consigo inspiração até as 15h!

-Não quero saber! Temos que mostrar que mostrar algo novo nessa reunião, a diretoria deve ser surpreendida.

-Mas…

-Sem “mas” Roberto, as 14h45 quero tudo na minha mesa.

O que fazer nessa situação?

Estamos vivendo em um cenário, em que a pressão e os prazos se apertam a cada dia que passa e, para ser diferente, deve-se construir “novas técnicas”, desenvolver-se, para saber trabalhar e trabalhar bem, e assim destacar-se no mercado.

A leitura, o estudo, a pesquisa, a simples conversa com um amigo experiente pode nos inspirar, mas essa inspiração também pode atrapalhar. Além do tempo perdido, muita idéia sem técnica ou sem ação não vale de nada.

No meu trabalho sempre tenho prazos, meu chefe e meus clientes estão sempre cobrando algum resultado, e cada vez em menor tempo.

Então… fica a dica: A especialização profissional é a melhor maneira de ser destaque no mercado de trabalho.

Do site IMasters:

“Inspiração”, essa palavra move todos os criadores e artistas em sua vida profissional. A palavra do latim inspiratione significa o ato ou efeito de inspirar ou ser inspirado, sugestão ou o entusiasmo criador.

Ela sim é responsável por grandes projetos funcionais. Sempre que recebemos um novo projeto, vamos em busca de inspiração para poder desenvolvê-los, Mas onde encontrar essa tal inspiração?

Às vezes parece que ela se esconde e acabamos nos desesperando, pois sem inspiração não há projeto. Na verdade é que a inspiração não tem hora marcada para chegar. Quanto mais tranqüilo você estiver mais rápido ela virá. E sempre que possível, ande com um pedaço de papel e um lápis no bolso pois a inspiração vem nos momentos mais inusitados.

Da Wikipédia:

“Técnica” é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.

Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica. como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir.

Ps* Será que eu estava inspirado quando escrevi esse texto?
Claro que não! O que tenho é prazo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *