Chiaroscuro – Pitty

Escutando Chiaroscuro, o novo cd de Pitty, lançado no último dia 11 de agosto, pude comparar a evolução, os novos ritmos e influências da cantora baiana como o soul e tango.

A música que me chamou a atenção foi “Descontruindo Amélia” que mostra o lado da mulher que deixa de ser serva e se “joga”, se cuidando e aproveitando melhor a vida.

E é claro, não posso deixar de falar de “Me adora” primeiro single deste cd, que na minha opinião é umas das melhores músicas, e como sempre digo: “Ele sempre canta pra mim.”

Mais uma vez ela se supera, em letra e músca. Altamente recomendado

Do site: Pitty.com.br

Chiaroscuro. Palavra em italiano que significa literalmente “claro-escuro”, é também uma das técnicas inovadoras de pintura usada por Leonardo Da Vinci, e se caracteriza pelo uso do contraste entre luz e sombra para representar um objeto, criando um efeito tridimensional.

A radicalização do efeito de chiaroscuro dá origem a uma escola de pintura italiana conhecida como Tenebrismo. Durante o processo de gravação do disco, esse nome surgiu como uma síntese e um conceito para tudo o que estava sendo feito ali. Nas canções; que ora são mais sutis e sensoriais, ora são mais soturnas e densas. Nas imagens, registradas em preto, branco e todos os seus 256 tons de cinza. No quadro pintado durante a gravação por Catarina Gushiken, e do qual foi extraído a arte da capa do disco.

A intenção não era se utilizar da técnica aprimorada por Da Vinci, e sim usá-la como exemplo para trazer à tona a sensação de contraste e dualidade. Leve e pesado. Luz e sombra. Céu e inferno, bom e mau, macio e áspero, doce e azedo. O ser humano vive impregnado por esse conceito de dualidade, de opostos complementares e necessários.

O homem é, no mínimo, dois. Nenhum de nós é só sombra, e nem só luz. E o preto e branco surgem na arte do disco como símbolo sintetizador dessa dualidade e desse contraste entre extremos, embora na sonoridade a cartela de cores seja um pouco mais ampla devido às doses de psicodelia e texturas que pintaram na gravação.

O primeiro clipe do Chiaroscuro é o da música Me Adora, que já está tocando em todas as rádios do país. E você pode assistir o vídeo-clipe aqui no blog.

Imagem e vídeo: Divulgação

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like these

X