Ilustrando (JPEG, GIF ou PNG)

principal

Você sabe qual a diferença entre GIF, JPEG e PNG?
– Alguma vez você acessou um site e as imagens demoram a carregar?
– É um problema de conexão?
– Será que a página tem muitos códigos?
Não! Essa lentidão acontece por causa das grandes imagens alocadas neste site. Parece brincadeira, mas não é. Devemos nos preocupar sim com a aparência dos nossos sites/blog, mas devemos também ter um cuidado especial com as imagens que iremos utiliza para deixar o texto agradável, mas que também não faça o leitor esperar horas para ver a foto que você indicou.
Deixemos de conversa e vamos ao que interessa:
JPEG
JPEG (Joint Pictures Expert Group) é um dos formatos mais conhecidos, a maioria das câmeras fotográficas tira fotos desse tipo, ele se baseia naquilo que podemos ver. Mesmo trabalhando com 24 bits, ou seja, 16 milhões de cores, ele nos mostra só o que é preciso, tornando-se assim um arquivo leve.
É um formato que pode ser salvo e comprimido várias vezes, dependendo da necessidade, e a sua desvantagem é a perda de qualidade a cada modificação e a falta de transparência.
GIF
GIF (Graphics Interchange Format) ao contrário do JPEG o GIF não perde qualidade a cada salvamento, cria imagens de tamanho reduzido, e possui um nível de transparência. Isso mesmo, ele trabalha com fundo transparente e ainda tem a capacidade de salvar várias imagens em sequência que são apresentadas como animação, o famoso GIF Animado.
A sua desvantagem é trabalhar com o esquema de 256 cores, as imagens salvas nesse formato não expressam a total realidade, por isso é mais utilizado em ícones e pequenas imagens.
PNG
PNG (Portable Network Graphics) este formato também trabalha em 24 bits (16 milhões de cores) mas se compararmos com o JPEG, a perca de qualidade é nula e no final o arquivo é fiel ao original e com um bom tamanho. Outro diferencial do PNG é a capacidade de criar vários níveis de transparência com suporte ao canal alpha e deixa um resultado bonito no final.
Abaixo seguem 3 exemplos:

01 02 03
JPEG GIF PNG

Agora a decisão é sua. Eu prefiro as imagens em PNG mas as vezes preciso usar JPEG. Cada um é cada um.

Imagens: Ronaldo Santos

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like these

X